quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Diários de viagem I

Relato de experiências.

A muito tempo não tinha a oportunidade de uma viagem de férias sem algum objetivo maior (congresso, provas de doutorado, patatipatatá). Acredito que desde que mudei para o Paraná (a seis anos) não viajava de férias (já que normalmente minhas férias eram no Paraná).

Andei de avião pela primeira vez e digo claramente: a viagem é muito, mas muito, mas muito mais tranquila do que de ônibus. Mesmo que as pessoas fiquem desesperadas quando o avião começa a subir ou quando ele vai pousar (acho que elas sempre esperam o pior), ele é um meio de transporte muito rápido e confortável. Isso considerando que o atendimento das empresas aéreas é extremamente melhor que das empresas de transportes terrestres. Então minha sugestão é: sempre que puder (não seja caro e você tenha condições), vá de avião.

No meu caso a possibilidade de outro tipo de transporte estava eliminada, já que a viagem duraria três dias dentro de um ônibus percorrendo mais de 3000 km.

Aprendam uma coisa sobre o clima desta cidade: é sempre quente, mas venta muito. Um ameniza o outro, a não ser que você esteja andando no centro comercial no horário de pico, onde as ruas são estreitas e mal ventiladas e quando estão lotadas tendem a piorar a situação. Desembarcando do avião eu vi uma coisa que não via com tanto ênfase a muito tempo: O SOL! Eu vi o sol fazendo ondinhas de calor quando olhava para o horizonte. Amanhece muito cedo e anoitece mais cedo também, isso sem considerar que não tem horário de verão (perdi uma hora da minha vida na transição de estados rsrs).

Fiz conexão no Rio [não fui atingida por nenhuma bala perdida grazadeus//, mas se tivesse acontecido algo nos 17 minutos que estivesse lá seria muita falta de sorte (sorte? que merda é essa?)]. Mas o que foi mais interessante nesta conexão foi a quantidade de sotaque que tinha no avião. O pessoal de São Luis já tem um sotaque bem "x" (bexta), mas estes cariocas manos, é tenso: "boasx fextasx pra voxes". Eu posso falar por que o meu é quase imperceptível e é comum de quem veio do nourrrrrte do Pr.

A primeira vista, a cidade que é considerada patrimônio da humanidade, esconde coisas interessantíssimas e um passado histórico a ser descoberto por seus turistas. Isso sem considerar que é diferente estar em outro lugar quando se mora em Curitiba, afinal aqui as pessoas são extremamente simpáticas e educadas. E eu estou abusando muito disso, já que esta experiência naquela cidade cinza neste caso, não existe.

Estas são as primeiras impressões, postarei coisas específicas que preciso contar/denunciar e também mostrarei fotos. Espero vocês nos próximos capítulos!

Beijosdefelizanonovo

3 comentários:

  1. Aproveite as ferias, e esqueça o doutorado e afins =p.
    graças a deus sou paulista/ paulistano e nao tenho esse negocio ai que vocês chamam de sotaque =p.
    viajar de aviao deve ser bem legal xD.
    Bom resto de ferias e aproveite xD

    ResponderExcluir
  2. Uou! Minha prima foi às alturaaas [[

    Reserve essa vontade de viajar de avião para nossa serra gaúcha/viagem internacional.Não, ainda não esqueci ò__ó


    Aguardo ansiosamente seu retorno com muitas fotas e novidades *-*

    ResponderExcluir
  3. ahahaha!!!

    Gostou de andar de avião ne??

    eu amo tb :p

    to esperando os proxiumos caopítulos:p

    ResponderExcluir

Mas hein? "D