segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Diários de viagem II

Opinião política.

Nunca liguei pra política, mas ela também nunca me ligou.

Conhecendo os pontos turísticos de São Luis comecei a me interessar por alguns fatos que acabei por pesquisar na internet.

O local que despertou o meu interesse político foi o Convento das Mercês. Atualmente, ele foi doado a Fundação José Sarney (naturalmente me espantou nome em coisas de pessoas não-mortas). Neste local existia até mesmo um cemitério particular do presidente do Senado que foi retirado por que na realidade isto é proibido por lei. E agora lá em um espaço gigantesco (afinal, conventos normalmente tem muito espaço), funcionam apenas duas salas com presentes recebidos por ele em seu mandado presidencial.

Esta mesma fundação foi alvo de denúncias de desvio de verbas recebidas (irregularidades nos recursos da Petrobrás de 2004 a 2007) para outras empresas da família Sarney na cidade e contas familiares. O fechamento da fundação, e consequente manutenção do museu foi ameaçada por José Sarney. Essa jogada fez com que o Comitê de Ética arquivasse as acusações (o típico "vou esquecer o que você me fez e você mantém as coisas como estão").

O ex presidente Lula disse uma coisa que faz sentido: o Maranhão não gostaria de eleger a família Sarney. Ele disse isso em sua primeira campanha e me parece óbvio que agora ele não pense mais assim já que apareceu na campanha de Roseana Sarney na sua reeleição como governadora do estado. O estado que elegeu José Sarney para o senado foi o Amapá e para presidente (do senado) foi apenas uma etapa. Espero que as pessoas que fizeram isso estejam cientes que na ausência do presidente, do vice e do presidente da câmara dos deputados, quem assume o país é o presidente do senado. Então, vejam quem será!

Política é coisa estranha mano.

Beijostenhomaiscoisasparacontar

Um comentário:

  1. Também acho política uma coisa muito estranha e complexa. Por isso só falo "Aham".
    Bjos!

    ResponderExcluir

Mas hein? "D